Saber como escolher um chuveiro ou ducha não é das tarefas mais simples. Em primeiro lugar, há chuveiros que atendem pelo nome de "ducha", o que já dificulta de cara o processo de escolha. Então, para facilitar as coisas, vamos explicar "No chuveiro, a água cai verticalmente, já nas duchas, afixadas na parede, a queda de água varia de acordo com o design do produto". Ok. Começamos bem.
Mas o que mais diferencia chuveiros de duchas? bem, o "Os Chuveiros são mais econômicos no consumo de água, mas gastam mais energia elétrica, enquanto as duchas gastam três vezes mais água, porém consomem menos energia". Bom mesmo, no quesito "ser uma pessoa ecologicamente correta", portanto, é tomar banhos menos demorados - sejam eles de ducha ou debaixo do chuveiro.
Outro momento tenso na hora de escolher o equipamento para tomar o banho nosso de todo dia é a questão da pressão da água. Chuveiros elétricos não oferecem banhos com alta pressão de água ou "mais confortáveis", na opinião dos especialistas no assunto. Mas você pode comprar chuveiros pressurizados ou optar pela instalação de pressurizadores avulsos para garantir um banho mais prazeroso no cotidiano. Já quando o assunto gira em torno das duchas, é preciso ter ciência da seguinte matemática: quanto mais distante a ducha estiver da caixa d'água, mais intensa será a pressão da água. Por isso pessoas que moram em andares baixos de prédios não costumam ter este tipo de inconveniente doméstico. Já quem mora em casa, ou em andares altos de edifícios, corre o risco de ter uma ducha com menor pressão. "Para evitar decepções, o consumidor deve ler na embalagem do produto qual o MCA mínimo necessário para o bom funcionamento da ducha". A sigla sinaliza a quantos metros da caixa d'água a ducha deve ser instalada para ter uma pressão de água satisfatória. Com este dado em mãos, você deve conferir na planta da casa ou do apartamento a qual distância o seu próprio chuveiro fica da caixa d'água. Trabalhoso, mas é melhor do que reclamar depois que comprou uma ducha cara e que "não funcionou direito". Na prática, as duchas só funcionam bem se estiverem de acordo com as condições apontadas como ideais pelo fabricante.
Outra dúvida que aparece é se todo mundo pode ter uma ducha de hotel em casa, ou as chamadas duchas frias. Nem todos. A casa ou apartamento precisa ter algum tipo de sistema de aquecimento por acumulação, que pode ser a gás, elétrico ou solar. Caso contrário, o chuveiro ou a ducha elétrica serão as únicas opções. Muita gente também fica receosa com relação a chuveiros feitos de plástico. Atualmente, chuveiros de boa qualidade são feitos com ABS, ou plástico de engenharia, feito para resistir a altas temperaturas. E finalmente, há ainda um outro dilema, desta vez com relação a chuveiros: escolher entre um elétrico e outro eletrônico. "O chuveiro ou ducha eletrônica permite a mudança gradual da temperatura, enquanto os modelos elétricos oferecem apenas diferenciações como 'inverno' ou 'verão'. "O que nem sempre é conveniente para o consumidor, que tem de se contentar com temperaturas pré-estabelecidas e não necessariamente a que ele deseja durante o banho".
Fonte: UOL
¬ Procurando um imóvel? Acesse: www.ledilkecorretores.com.br